Celebração dos 30 anos de operação do Reator Nuclear Ipen/MB-01 teve presença da Aben

(12/11/18) Na tarde da última sexta-feira, dia 09/11, a Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben) compareceu à solenidade comemorativa do 30º aniversário de operação do Reator Nuclear Ipen/MB-01, em São Paulo, por meio de sua presidente, Olga Simbalista, e do seu 2º vice-presidente, Luciano Pagano. Diversas autoridades também marcaram presença no evento, representando instituições como o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), a Marinha do Brasil, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, a Universidade de São Paulo (USP) e a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul), entre outras.

O marco de três décadas de funcionamento do Ipen/MB-01 trata-se, paralelamente, de um recomeço para o reator, uma vez que foi entregue o novo núcleo com elementos combustíveis do tipo placa, idênticos ao que serão utilizados no Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), cujo projeto está em início de execução pela Cnen e que será instalado em Iperó, no Estado de São Paulo.


Foto: Olga Simbalista – Presidente da Aben

Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen/Cnen)

> Matéria Seguinte Voltar ao Topo Ir para Fonte Nuclear